top of page

Arquitetura da Solidão

Monografia de graduação tem por objetivo elaborar uma chave interpretativa, a partir da adição e compreensão da chamada “solidão positiva”, ou solitude.
Partindo de análises acerca da obra do arquiteto John Hejduk, bem como de suas entrevistas, poemas e desenhos, procura-se definir, através de semelhanças e diferenças, aquilo que seria a solidão na arquitetura. Fincando bases na psicanálise e filosofia, pretende-se alcançar proposições argumentativas que insiram a solidão nos questionamentos teóricos da arquitetura e evidenciem a potência armazenada de um assunto desacreditado.

Arquitetura da Solidão

Habiter Le Corbu

Capa - Habiter Le Corbu-1.jpg

O estudo realizado por estudantes brasileiros de Arquitetura e Urbanismo, no contexto do programa de intercâmbio criado pelo Governo Federal Brasileiro, Ciência sem Fronteiras.
Em ocasião dos 50 anos do início da construção da Unidade, um estudo do prédio foi concebido por este grupo de estudantes. Esse projeto teve como objetivo analisar como os habitantes de hoje utilizam o edifício, as modificações e possíveis adaptações, os usos e suas relações com o imóvel.
Para elaborar este livro foram levados em conta: entrevistas e testemunhos dos moradores; visitas ao interior dos apartamentos; aplicações fotográficas; pesquisas sobre a vida e obra de Le Corbusier. Publicação em francês.

Habiter Le Corbu

bottom of page